Beats N' Lights

5 dicas de posts que ajudam artistas a aumentar o engajamento

Tem artista que é bom na arte de DJing, mas não manja muito de marketing. Tem também aquele cara que sabe muito bem como conquistar o público no Instagram, mas na hora de produzir uma track faz mais do mesmo e deixa a desejar. Hoje em dia com o boom das redes sociais saber se comunicar com seu público é essencial para gerar um relacionamento forte e verdadeiro, mais do que apenas ter uma página no Facebook ou postar uma foto cheia de filtros da sua última gig no Instagram, as pessoas querem ver mesmo “a vida como ela é”.

++ Como lidar com a falta de apoio da família quando você decide ser DJ?

Claro, sua música importa e o foco deve ser sempre ela, mas há maneiras de explorá-ra nas redes sociais e, claro, quanto mais conteúdo de qualidade você produzir, sejam músicas autorais, podcasts ou DJ sets gravados, mais oportunidades de trabalhar social posts você terá. A questão é: todo mundo hoje em dia quer aparecer, não importa como. E aí, você no meio dessa multidão, fica perdidão e não sabe o que fazer. Abaixo, nós vamos te dar algumas dicas e formatos de posts que podem funcionar com seu público e que vão além daqueles que servem apenas para divulgar seu trabalho, afinal, seu Instagram ou Facebook não é uma vitrine de produtos.

Convide seus seguidores para interagir

Vai lançar algum release em breve por alguma gravadora conhecida? Que tal criar uma expectativa e dar algumas dicas de qual é a gravadora para que as pessoas possam tentar adivinhar? Ou que tal criar uma playlist com um determinado estilo e deixar que a galera sugira o nome? Assim você consegue criar uma proximidade maior com seus fãs, tendo a possibilidade de responder comentários e fazer com que ele esteja cada vez mais conectado com você e seu trabalho.

Lançou uma música nova? Conte a história dela

Mais do que começar seu texto dizendo: “Saiu hoje mais uma faixa minha pela fulano de tal, aperte o play e confira!”, converse com seu público de forma sincera e verdadeira. Relembre como surgiu a ideia, de onde veio sua inspiração e transmita o quão especial aquela faixa é para você. Use seu coração. Mostre sensibilidade.

Crie algo que seja exclusivamente seu

Não tente copiar algum tipo de post de ninguém tentando ser quem você não é. Comunique-se da sua própria forma, do seu jeito, com palavras que você usaria com seus amigos e que as pessoas possam reconhecer que é você por trás do post. Como falado acima, ser verdadeiro e mostrar quem você realmente é funciona muito bem.

Mostre o backstage da sua rotina

Muitas pessoas (para não generalizar e dizer todas) curtem ver o que acontece nos bastidores. Como é sua preparação antes de uma gig, o momento que você tá produzindo uma faixa, o que você faz nas horas vagas… Trabalhar essas situações com fotos criativas e vídeos espontâneos fazem as pessoas pararem para ver, ler e, quem sabe, interagir com sua publicação.

O conteúdo precisa ser do interesse dos seus seguidores

Última dica, mas não menos importante: não se torne aquele cara chato que só posta conteúdo buscando promover o próprio trabalho. “Ouça minha nova track”, “Olha aí meu set gravado”, “Confira minha agenda do mês”. Não. Esse tipo de conteúdo deve sim ser feito mas não de forma massante, se você apenas ficar publicando posts com essas características você não vai conseguir a atenção do seu público. Criatividade e interação, é isso que gera engajamento de verdade.

++ Saiba como aumentar sua presença na mídia especializada

Conteúdo é tudo.

No Comments
Post a Comment