Beats N' Lights

Dicas dos Clientes | Nato Medrado e 5 cuidados básicos que você precisa ter ao produzir sua música

A produção musical é uma as partes mais encantadoras do universo da música eletrônica. Você já parou pra pensar quão emocionante é a possibilidade de tirar um projeto do campo das ideias trazendo-o para o mundo real? Para obter sucesso nesse processo complexo, organização e estudo são fundamentais. Talento é um diferencial e tanto, mas sem determinação, você certamente ficará pelo caminho.

Lá no fundo, grandes produtores são reflexos de uma intensa jornada de trabalho. Com o tempo, além de gozar de mais experiência, é possível observar a música através de uma perspectiva diferente. Essa visão mais madura e consciente da arte, quase sempre garante ao artista uma tranquilidade maior na execução dos projetos e, consequentemente, mais qualidade.

A nosso convite, Nato Medrado compartilhou 5 cuidados básicos que você precisa ter ao produzir sua música. Confira abaixo:

  • Acredito que a música é a expressão dos sentimentos e sigo isso como filosofia, então o primeiro passo é pensar no conceito artístico da faixa, qual mensagem ou sentimento desejo passar.
  • Seguindo, o segundo passo é pensar na composição de como a melodia e harmonia vão trabalhar. Uma faixa harmonicamente contraditória ou um vocal fora do tom é realmente ruim de se ouvir.
  • Depois da ideia e concepção formada é hora de pensar no arranjo, mais longa ou mais curta, drop maior ou menor, faixa mais progressiva ou reta. Se tratando da era do Streaming o cuidado com o arranjo deve ser redobrado.
  • Depois da composição pronta é hora de checar todos os elementos e afinações para aí sim ter um cuidado especial com a mixagem. É muito frustrante gostar de uma música mas sentir que ela não soa bem ou com elementos fora de posição. Vale lembrar que uma mixagem artística é sempre bem-vinda, desde que soe encaixada dentro do contexto da música, como ocorre em muitas faixas da década de 70’ e 80’ onde tínhamos bateria totalmente à esquerda e elementos à direita, mas são exceções e não regra.
  • E por fim e não menos importante é fundamental ter um cuidado especial com a masterização. Sabendo das normatizações e padrões do mercado atualmente, tenho feito 2 ‘masters’ para minhas faixas, uma para streaming e outra para pista.

Conteúdo é tudo.

++ Dicas dos Clientes | Mau Maioli indica VSTs para produtores iniciantes

++ eBook | Principais Medos da Carreira de Um DJ

No Comments
Post a Comment