Beats N' Lights

Posicionamento | Liberdade criativa vs. Tendências de mercado

Por Alan Medeiros

Uma roda de conversa entre produtores possui alguns assuntos clássicos. Um deles gira em torno das chamadas tendências de mercado: sons, timbres, melodias e assinaturas que estão em alta no âmbito global e consequentemente são muito replicadas em diferentes frentes. Entender para qual lado mercado e público estão caminhando é importante, mas perder seu aspecto criativo meio a tendências pode ser muito prejudicial para sua carreira.

No século XII Lavoisier compartilhou um de seus ensinamentos mais emblemáticos: “Na natureza nada se cria, tudo se transforma”. Na música eletrônica, marcada pelas repetições de som, essa premissa se torna ainda mais verdadeira. Poucos são os artistas capazes de desenvolver algo realmente do zero. A maioria dos produtores que estão trabalhando em alto nível possuem uma capacidade diferenciada de captar referências/tendências do mercado e inserir isso em seus trabalhos.

Quando um profissional está muito preocupado em seguir o que os outros estão fazendo, deixando completamente de lado sua própria história e maneira de enxergar e tratar as coisas, o resultado é fatal. Saber usar o caminho que a cena está seguindo a seu favor exige disciplina e, mais do que isso, conhecimento técnico para não se tornar apenas mais um replicador de ideias prontas. Pense nisso quando estiver refletindo sobre os rumos de suas próximas produções.

Conteúdo é tudo. 

No Comments
Post a Comment