Beats N' Lights

Posicionamento | Minha cidade não tem uma cena de música eletrônica. E agora?

Uma das dificuldades mais comuns na jornada de um jovem DJ que vive em uma cidade com pouca tradição na música eletrônica é a falta de oportunidades regionais para o desenvolvimento inicial de sua carreira. Sem clubs, festas ou coletivos movimentando a cena local, fica muito mais difícil revelar artistas de uma forma sustentável e uma troca de cidade é o que geralmente acontece quando um grande talento se destaca em uma região como essa..

+ Spotify: você sabe com quem você está falando?

Aos que não possuem tal opção, o que resta é enfrentar uma série de gigs em festas com outros estilos musicais em destaque ou pouquíssima estrutura. De fato essa situação é complicada e seria irresponsável da nossa parte dizer que é simples solucionar o problema, por que definitivamente não é. Entretanto, há boas possibilidades disponíveis em um cenário imaturo e despreparado como esse – cabe a você, artista, encontrar a melhor maneira de lidar. Já que os problemas e dificuldades não são novidades, resolvemos preparar uma lista com três sugestões que podem ser utilizadas ao seu favor. Confira abaixo:

Construa um núcleo, mesmo que pequeno e sem pretensões | Mesmo que não haja uma cena fortalecida a nível profissional, certamente há outros artistas carentes de uma movimentação em sua cidade. Reúna-os, proponha um calendário de atividades que vá além de festas e procure pela troca de experiências entre os envolvidos. Só assim o espírito de coletividade se tornará real entre você e os demais DJs e produtores.

Entenda o cenário de outras regiões | O fato de sua cidade não possuir uma cena fortalecida não é um problema exclusivo de sua região. Outros lugares já passaram por isso e hoje vivem uma situação melhor. De maneira informal e educada, procure contato com os responsáveis por essa transformação e tente entender como capitanear essas mudanças foi possível em cada uma das localidades observadas. Certamente você poderá replicar alguns conhecimentos em sua área.

+ Talento vs Network: como equilibrar a conta?

Construa conexões genuínas | Esse último tópico reúne um pouco de cada um dos anteriores e é extremamente importante. Já diria o poeta que “quem é de verdade, sabem quem é de mentira” e portanto, se aproximar de outros profissionais, sejam eles de qualquer área, APENAS por interesse é algo extremamente perigoso. Obviamente, muito da nossa indústria gira em torno do relacionamento, mas os contatos poderosos são criados através de conexões verdadeiras. Se você está absorvendo conhecimento ou alguma outra coisa de alguém, busque retribuir de alguma maneira que seja vantajosa para essa pessoa também.

Está precisando de ajuda? Saiba como nossa consultoria focada em novos talentos pode te ajudar.

Conteúdo é tudo.

 

 

 

 

No Comments
Post a Comment