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Press | 4 dicas básicas para disparo de conteúdo à mídia especializada

Estar na imprensa é fundamental para conseguir espalhar mais o trabalho de um artista/selo/club/festival. A mídia especializada possui papel de formadora de opinião frente a diferentes tipos de público, entre eles o de pista e os principais players do mercado, aqueles que tomam algumas da decisões mais importantes do meio.

O trabalho de press ou PR é uma tarefa complexa, que exige cuidado e sempre que possível o acompanhamento de um profissional especializado no assunto. Mas, até mesmo para quem já está ambientado ao meio, algumas dicas são essenciais. Seja através de disparos exclusivos ou mailing sugestão de pauta, o comportamento de quem está em contato com o veículo especializado pode ser decisivo para entrada ou não do conteúdo. Confira algumas dicas:

1 – Organização

Torne mais fácil a vida de quem vai receber o material. Editores, redatores e colunistas normalmente acumulam funções durante o dia e portanto, um e-mail bem organizado, com links, boa diagramação e acesso fácil a fotos e músicas é o ponto de partida para se obter sucesso.

2 – Coloque-se no lugar do veículo

Por mais difícil que isso seja, as vezes é necessário fazer uma avaliação muito sincera sobre a representatividade do material que está sendo enviado e a possibilidade dele ser publicado. Logicamente envios com menor porte podem ser o começo de um relacionamento com a imprensa, mas ainda assim pense e reflita sobre a necessidade do disparo. Por exemplo, um top 50 no Beatport é algo alcançado toda semana e dificilmente será publicado em uma grande mídia. Portanto, priorize uma outra informação sua ou aproveite o momento para fazer uma mescla de situações e tornar a pauta mais relevante.

3 – Respeite a liberdade de imprensa

É recomendável que você mantenha os portais constantemente informados sobre as suas notícias. Mas, dê o primeiro passo para que o respeito prevaleça nessa relação. É um direito da mídia decidir o que publicar e como publicar as informações em seus canais. Não pratique nenhum tipo de censura ou manipulação de informações.

4 – Priorize conteúdos exclusivos

Artistas em geral possuem um grande potencial de gerenciar de conteúdo. Faça uma leitura do que se encaixa melhor em cada mídia, proponha ações que tenham fit com a marca e explore ao máximo o potencial do artista em questão. É um tanto quanto óbvio que uma base de 10 mil e-mails de imprensa possui diferentes perfis de profissionais e um texto genérico não é a melhor opção.
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Seguindo essas dicas, você está apto para começar a ter um bom relacionamento com as principais mídias especializadas do Brasil.

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