Beats N' Lights

Dicas dos Clientes | Tha_guts: 5 dicas para evitar um bloqueio criativo

Uma das gratas surpresas da temporada 2018 aqui na BnL foi o produtor gaúcho Tha_guts, que logo de cara nos acertou em cheio com o lançamento do álbum Plastic Noise, o qual assinamos toda campanha de imprensa. Na sequência, iniciamos um trabalho de base e posicionamento com o artista e o levamos até a gravadora da Gop Tun para o release do EP Mirror, que por pouco não foi o seu segundo disco do ano. Como você já deve imaginar, bloqueio criativo não é exatamente um problema para o Guto (mente por trás do projeto) e por isso nós o convidamos para escrever 5 dicas que vão te deixar longe disso também. Confira: 

Produza sem pretensões e constantemente 

Os bloqueios criativos são mais comuns se o produtor/DJ realiza suas produções com menor frequência. Produzir constantemente faz com que esse processo se torne natural. Obviamente vão ocorrer dias em que muitas composições não vão chegar em nenhum resultado esperado, mas é justamente a criação desse brainstorming que gera resultados inesperados que resultam em tracks mais surpreendentes e fora da caixa.

Torne a produção um processo e não um acaso 

Crie o seu próprio processo de composição seja partindo de um riff em um synth, uma linha de bass, um beat ou até mesmo um vocal. O processo criativo precisa ser repetido para que o produtor se acostume ao seu próprio método. Quanto mais esse processo for repetido, mais o mesmo será incorporado, não deixando assim ao acaso ou para momentos de epifania.

Se desafie e aceite os processos acidentais

Ë comum que as produções não saiam como esperado e os produtores podem utilizar esse elemento ao seu favor. Aceitar os processos acidentais e explora-los é um fator determinante para criar diferentes climas e momentos de quebra de expectativa nas tracks. Não precisa necessariamente produzir um gênero que não seja o seu estilo, mas procurar fazer o seu estilo a partir de uma abordagem diferente do processo comum é fundamental para sair do óbvio. 

Posicionamento | Instabilidade financeira e novos artistas [bônus: eBook gratuíto]

Crie uma rotina com um espaço para as novas produções e as gigs

Muitos DJs passam a maior parte do tempo em gigs e dedicam pouco tempo para o estúdio – se esta é a proposta do trabalho sem problemas. Porém, as duas atividades são fundamentais para encontrar um equilibro se o DJ pretende criar suas próprias tracks. É necessário criar uma rotina que inclua parte do seu dia-a-dia em estúdio não apenas criando mas testando novos métodos e abordagens. É imprescindível estudar o maior numero de possibilidades no estúdio e igualmente sentir na pista como as novas tracks se comportam em meio as outras no set. 

Como soa sua proposta e suas referencias

Escutar novas produções indiferente do estilo é inevitável para busca de referências em nossas produções. Artistas consagrados e atemporais estão sempre renovando suas composições e se permitindo serem influenciados por novos movimentos. Escutar sempre as mesmas tracks causa um ciclo vicioso em nossas audições e consequentemente em nossas faixas. Ouvindo propostas não convencionais e inovadoras tornamos nossas produções mais irreverentes e cativantes, fugindo assim do risco de produzir mais do mesmo. 

Como descobrir se minhas faixas estão sendo tocadas por grandes nomes?

Conteúdo é tudo.

No Comments
Post a Comment